Uma Iniciativa Febraban

Redescubra sua cidade e a região onde você mora

As férias já começaram e você não vai viajar? Esta pode ser uma oportunidade de ouro para conhecer ou redescobrir atrações maravilhosas que podem estar aí bem perto de você, na sua cidade ou região. O melhor: você aproveita as férias, relaxa e ainda faz uma boa economia, o que é uma ótima pedida neste período de desemprego e inflação em alta.

Para as crianças, é uma ótima chance para se familiarizar com o local em que vivem e apropriar-se do espaço coletivo junto com a família.

Separamos algumas ideias e caminhos de buscas na internet que você mesmo pode fazer para encontrar programas gratuitos ou baratos nas diferentes regiões do Brasil. Fica a sugestão: acesse os sites de turismo das cidades próximas a você, confira a programação e aproveite!

Atrativos “escondidos”

As cidades costumam ter atrações pouco conhecidas. Em São Paulo, uma delas é a Fundação Oscar Americano, no bairro do Morumbi, bem em frente ao Palácio do Governo. Em meio a um bosque de tirar o fôlego, funciona um museu, uma casa de chá e um auditório com uma programação regular de música clássica. Em Cotia, a 30 km de São Paulo, outra preciosidade: o Templo Budista Zu Lai, o maior da América Latina, com jardins repletos de esculturas e uma construção inspirada nos antigos palácios chineses.

Vistas espetaculares

A cidade de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, possui pouco mais de 4 mil habitantes, fica a 1,3 mil metros acima do nível do mar e possui um mirante com uma vista espetacular para a Serra do Rio do Rastro. Se o dia estiver bom, é possível ver o litoral, a 100 km de distância. Em Manaus, o Museu da Amazônia, instalado dentro do Jardim Botânico Adolpho Ducke, tem uma torre de observação com 42 metros de altura, levando o visitante acima das copas das árvores para observar a floresta amazônica.

Acampar perto de casa

Empreste ou alugue uma barraca e faça uma busca na internet para encontrar áreas verdes com camping perto de sua cidade. No Espírito Santo, as opções para montar barraca vão de praia à montanha. Confira as sugestões do site Rotas do Espírito Santo.

Tem cachoeira?

O Brasil possui uma riqueza excepcional de áreas com cachoeiras. No entorno de Brasília, há mais de uma dúzia delas. Veja a lista na matéria do Correio Brasiliense. Outro local polvilhado de cachoeiras é Minas Gerais. Neste site, você encontra um ranking com algumas das mais bonitas do estado, além de dicas para se organizar para o passeio.

Festivais

Nos meses de férias acontece um grande número de festivais de cinema, teatro e música em todo o território nacional. Um exemplo é o Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambuco, que acontece de 21 a 30 de julho de 2016.



Matérias Relacionadas

Viajar gastando pouco? Sim, é possível!

Brincar sem Consumir - Educação financeira desde cedo

Aproveite as férias de verão sem preocupaçao com orçamento

Aproveitando as liquidações após as festas de fim de ano

>

Esportes Por Um Preço Acessível