Uma Iniciativa Febraban

Recicle o lixo e seus hábitos

Sabia que com a reciclagem você consegue ajudar o planeta e seu bolso? Quando adotamos esse hábito, passamos a refletir sobre cada compra. Também pensamos em modos de reaproveitar algo que jogaríamos fora  em vez de comprar um novo produto .

De acordo com o Instituto Akatu, quando reutilizamos ou reciclamos algo que seria descartado, reduzimos o volume de lixo no planeta e, ao mesmo tempo, não gastamos novos insumos – uma vez que esses insumos já foram gastos na fabricação do primeiro produto.

TransformAção
Para transformar o que iria direto pra lata de lixo não tem segredo: é só juntar disposição, criatividade e ação.

Pare e pense: será que essa garrafa de vidro não poderia virar um lindo vaso de plantas? Ou então que tal transformar camisetas velhas em panos de chão? Também dá para juntar os cadernos antigos dos filhos, aproveitar as folhas que ainda não forma usadas ou leva-los em papelarias e lojas que oferecem descontos na compra de materiais escolares novos. 

Ganhando um dinheiro extra
Economizar substituindo novas compras por objetos que seriam jogados fora já é uma forma de economizar e cuidar do bolso. Mas também dá para garantir um dinheiro a mais.

Por exemplo: fez aquele churrasco no fim de semana? Guarde as latinhas de cerveja e refrigerante e depois venda em cooperativas de reciclagem. Tem livros velhos em casa que não usa mais? Venda para um sebo.

Outra dica também é fazer artigos de decoração com caixas de papelão e pneus. 

Ou então juntar papel, latinhas de alumínio e garrafas de vidro para vender.

Assim você cuida do seu bolso, evita a degradação do meio ambiente e faz do planeta um lugar melhor de viver.