Uma Iniciativa Febraban

Quando é o melhor momento para buscar um financiamento pra minha empresa?

Muitas vezes, os problemas de natureza financeira são resultado de problemas em outras áreas da empresa, como exemplo:

- Decisões empresariais de investimento tomadas sem o devido planejamento;

Escassez de registros gerenciais e de informações que levam a descontroles financeiros;

- Falhas no gerenciamento do fluxo de caixa: descasamento de prazos de recebimentos e pagamentos, custos totais mais elevados que as receitas, excesso e inadequação de estoques.

Por isso, antes de recorrer a um empréstimo, você deve refletir sobre algumas questões.

Por que preciso de financiamento?
Antes de ir a uma instituição financeira, você deve primeiro calcular quanto sua empresa gasta com investimentos fixos e com capital de giro. Feito isso, você deve analisar o saldo restante para identificar se há necessidade de pegar financiamento. É importante identificar onde será investido o recurso e qual será sua origem.

De quanto preciso?
Você deve definir corretamente qual o montante de recursos que sua empresa efetivamente necessita. É preciso dimensionar o valor do financiamento. Essa medida lhe ajudará a potencializar o negócio e só contrair dívidas que você tem condições de pagar. 

Para saber quanto dinheiro você necessita, é fundamental saber qual o tipo e o preço das máquinas, dos equipamentos, dos veículos, dos móveis e dos utensílios nos quais vai investir. É fundamental dimensionar corretamente o capital de giro. 

Dinheiro parado é prejuízo! Caso você não encontre uma boa razão para usar um empréstimo, fuja dele!

O autofinanciamento é possível?
O autofinanciamento é uma forma de tocar seu negócio sem precisar recorrer a empréstimos. Algumas medidas que você pode tomar para se autofinanciar são:

- Negociar prazos mais dilatados com fornecedores;
- Negociar prazos mais curtos com clientes;
- Reinvestir o lucro do negócio em vez de retirá-lo.

Que tipo de financiamento é o mais adequado?
Para começar, você deve procurar seu banco de relacionamento e conhecer as possibilidades de financiamento ou pesquisar no mercado financeiro as ofertas que melhor irão atendê-lo a curto, médio e longo prazo.
É preciso ficar atento na hora de escolher em qual instituição financeira você vai pegar um financiamento, para que essa dívida não impacte negativamente na rotina financeira da sua empresa.
Pesquisar as alternativas de financiamento existentes e quais estão mais próximas das necessidades do seu negócio é fundamental.

Como pagar o empréstimo?
Você deve estudar bem o seu fluxo de caixa e verificar se sua empresa tem capacidade de pagar a dívida a ser contraída. Você precisa refletir se o financiamento vai lhe ajudar a ampliar seu negócio e aumentar seus lucros, de forma que te permita pagar as parcelas do empréstimo.

Fonte: Sebrae Nacional - 14/01/2016