Uma Iniciativa Febraban

Presença, o melhor presente

O Dia das Mães está chegando e, em vez de gastar um dinheirão com um presente que pode não ter tanta utilidade ou significado para sua mãe, a dica é prestar uma homenagem que seja realmente especial.

Levá-la a visitar um familiar ou uma amiga que ela não vê há muito tempo, fazer um passeio ao ar livre, ajudá-la a criar uma horta ou jardim em casa, preparar um alimento que ela aprecie ou assistir juntos a um filme. Não faltam opções para retribuir o afeto, carinho e atenção com os quais você foi presentado ao longo da vida.

Reunimos, aqui, algumas atividades que podem inspirar você a encontrar um jeito diferente e econômico para fazer isso. Confira e tenha um feliz Dia das Mães!


6 programas para o Dia das Mães


1. Cozinhar juntos

É no espaço da cozinha e da mesa, em meio a aromas, sabores e conversas, que se criam conexões que permanecem conosco ao longo da vida. A sugestão é trazer sua mãe para este ambiente. Só que, desta vez, é você quem irá cozinhar. Basta fazer uma busca em sites com receitas testadas e aprovadas e pôr a mão na massa, sem medo de errar. Alguns deles: Panelinha, Edu Guedes, Diário do Olivier, Rodrigo Hilbert e Jamie Oliver. Você também pode usar o aplicativo Nossa Alimentação para aprender a aproveitar bem os alimentos. Se você assina o NetFlix, pode completar o programa convidando sua mãe para assistir ao documentário Cooked, criado pelo escritor Michel Pollan e o pelo diretor Alex Gibney. São quatro episódios que exploram a história dos alimentos e mostram, de um jeito sensível, como o ato de cozinhar ajuda a transformar o mundo em que vivemos.


2. Passeios na natureza


O Brasil possui mais de 70 parques nacionais com fauna, flora, trilhas, cachoeiras e outras maravilhas naturais de tirar o fôlego. Confira a lista completa com os atrativos de cada um. Além dos parques nacionais, há algumas centenas de parques estaduais e milhares de parques municipais para passar o dia em meio à natureza.




3. Visita a um museu


Museus são espaços que preservam a história e a memória, permitindo um diálogo entre o presente, o passado e o futuro. Um programa que as mães costumam adorar. São mais de 3 mil museus públicos e privados distribuídos pelo território nacional. O Cadastro Nacional de Museus oferece uma lista com endereços, dias e horários de funcionamento e links para os sites dos museus existentes em cada região.



4. Lugares inesquecíveis


Leve sua mãe para visitar um local que foi importante em sua infância ou que ela tenha vontade de conhecer. As opções vão de pontos turísticos imperdíveis e lugares pouco conhecidos a viagens curtas, com ida e volta no mesmo dia. Faça uma busca na internet para descobrir. Vale, também, levá-la para visitar uma amiga ou um parente que mora em outra cidade.



5. Cuidar do jardim


Além de relaxante, cuidar do jardim é um jeito de incorporar uma atividade física ao cotidiano. Então, que tal tirar um dia para ajudar sua mãe a montar um jardim de flores que ela possa cuidar? No site O Meu Jardim, você encontra um passo a passo para fazer isso. É possível, inclusive, montar um jardim usando apenas materiais reciclados ou em pequenos espaços ou apartamentos.




6. Horta orgânica e de temperos


Ter verduras e legumes à mão é algo que as mães costumam amar e, com poucos ingredientes, é possível montar uma horta no quintal ou na sacada do apartamento. O portal Ciclo Vivo  traz várias dicas para plantio e cuidado. Outra opção é um jardim de temperos. Confira as sugestões desta matéria do Globo Rural.







Matérias Relacionadas

Viajar gastando pouco? Sim, é possível!

Consumo consciente: todo mundo sai ganhando

Aproveitando as liquidações após as festas de fim de ano

Amigo secreto e presentes de Natal - Diminua seus gastos

>

Como economizar na decoração de Natal

Economizando na festa das crianças

Economize e divirta-se com o Chá de Bebê

Esportes Por Um Preço Acessível