Uma Iniciativa Febraban

Plataformas de Financiamento Coletivo

Sabe aquele projeto que você não realizou por falta de dinheiro? Hoje é possível tirá-lo do papel com a ajuda de sites de crowdfunding ou financiamento coletivo.

Isso mesmo, além de receber apoio de quem acredita na sua ideia, você não comprometer seu bolso. Vem cá que a gente te explica tudinho!


Como funciona?

Financiamento coletivo é quando um grupo de pessoas se identifica com algum projeto e resolve contribuir financeiramente para que ele saia do papel.

Ou seja, você cria uma campanha para arrecadar fundos para alguma ideia empreendedora que queira colocar em prática, e todos aqueles que gostarem desse projeto podem colaborar para você lança-lo.

Não existe um valor fechado para que aconteçam as doações, cada pessoa ajuda com o que pode. Geralmente, essa colaboração tem uma recompensa que pode ser desde um agradecimento nas redes sociais, até viagens, CDs e ingressos de shows.

 

Dica!
Para chamar mais atenção para o seu projeto abuse da criatividade para escolher a recompensa.

 

Mãos à obra

1.Estude o modelo
Observe se seu projeto se encaixa no financiamento coletivo. Procure outras ideias parecidas com a sua, quanto tempo ela está no ar, que recompensas ela tem, as estratégias da campanha. Assim fica mais fácil encontrar um norte.

2.Planeje sua campanha
Faça um planejamento estratégico para antes, durante e depois da campanha. Um cronograma bem definido pode ajudar você a conseguir mais apoiadores.

3.Monte sua campanha
Mapeie suas redes para identificar quem são as pessoas que podem se interessar por seu projeto. Depois invista na qualidade do seu vídeo de apresentação, afinal ele é visto antes mesmo da descrição.


Dica!
Estabeleça uma meta mínima e deixe claro qual quantia é necessária para realizar o projeto.


4.Recompensas e transparência
Crie recompensas que chamem a atenção dos apoiadores. Quanto mais criativa, mais fácil engajar pessoas para apoiar sua causa.

5.Por último, mas não menos importante
Seja transparente em seu projeto, diga porque precisa desse dinheiro e como vai usá-lo, pois 72% dos usuários diz que a transparência é fundamental para a aceitação do projeto. 


E você, já tirou algum projeto do papel dessa forma? Conta pra gente nos comentários abaixo. :)