Uma Iniciativa Febraban

Planejamento financeiro em tempos de crise

Em tempos de crise, controlar o orçamento se torna cada vez mais difícil, perdemos o poder de compra, o acesso ao crédito e em casos extremos, perdemos até o emprego.

Em momentos como esse é ainda mais importante olhar com atenção para o planejamento financeiro, principalmente, com a chegada das festas de fim de ano, onde costumamos gastar mais. 

Então que tal dar uma olhadinha se está no caminho certo para manter o seu bolso em dia?

De olho no orçamento!
Saber exatamente quanto dinheiro entra e sai por mês da sua conta bancária é imprescindível para um bom planejamento. Tendo controle fica mais fácil decidir onde investir, cortar gastos ou identificar o momento de conseguir uma renda extra.

É importante não deixar passar nenhum detalhe, mesmo aquele cafézinho da padaria, pois são os pequenos gastos que podem prejudicar o andamento das suas contas.

Dica!
Colocar tudo em listinhas pode ajudar você na organização do seu orçamento.

Vamos às compras!
Será? A gente sempre costuma falar por aqui que antes de comprar é importante se planejar e avaliar se você realmente precisa desse produto ou serviço.

Se for fazer compras à prazo é importante incluir os valores no seu orçamento e até avaliar se vale mais à pena juntar o dinheiro e comprar à vista. Isso vale também para as festas de fim de ano e presentes.

Dica!
A internet pode ser uma boa aliada na hora de pesquisar preços. Aproveite essa facilidade!

Excessos
Com o aumento de alguns impostos que ocorreram durante esse ano, o valor das contas aumentou e o único jeito que temos de controlar as despesas é economizando.

Desligar as luzes desnecessárias, tirar aparelhos eletrônicos da tomada antes de sair de casa e conferir o preço do combustível antes de abastecer são algumas dicas para você economizar. 

Fique ligado!
Na nossa Calculadora Álcool e Gasolina você pode ver qual combustível compensa abastecer seu veículo.

Não deixe os seus sonhos para lá
Mesmo com algumas restrições do crédito, não é necessário desistir de nenhum projeto ou sonho. Ao invés de deixar seus planos para depois, você pode adaptá-los.

Se hoje a parcela daquele carro que você queria está um pouco mais cara, talvez seja interessante pensar em adquirir um automóvel mais em conta e deixar as parcelas mais leves. Assim você ainda consegue concretizar o seu sonho, mas sem se comprometer financeiramente.

O mais importante é determinar as suas prioridades e objetivos. Escolher metas que tenham a ver com realizações que podem melhorar sua carreira, aumentar a sua renda ou te trazer maior estabilidade econômica podem ser mais interessantes em um momento como esse.

De repente rola um dinheiro à mais...
Tem horas que, mesmo com emprego e salário fixo, a renda não é suficiente para cobrir todos os nossos gastos. Para dar uma forcinha no orçamento, você pode conferir nossa matéria sobre Renda Extra e se inspirar em como conseguir um dinheiro a mais. ;)

E você, tem mais alguma dica pra manter o bolso em dia nessa fase? Conta aqui nos comentários pra gente. :)