Uma Iniciativa Febraban

Organizando as Festas de Fim de Ano

As celebrações de fim de ano estão chegando e é hora de abrirmos nossas casas para recebermos a família e comemorar o Natal e o Ano Novo.

Preparar a festa e a ceia pode ser simples e gratificante se nos organizarmos por etapas, afinal, são muitos itens que devem ser pensados para tudo sair perfeito. Então vamos lá! :)

Convidados
Antes de mais nada, é importante fazer uma listinha com o número de convidados que você gostaria de receber. Saber a quantidade de familiares e amigos que você vai recepcionar, pode te ajudar a pensar no cardápio, quantidade de comida, lugares na mesa e até em quantos presentes você pensa em distribuir.

Ao convidar as pessoas, é importante lembrar de pedir que elas confirmem sua presença. Assim você não terá surpresas e não faltará e nem sobrará nada.

Cardápio
A ceia é um dos momentos mais importantes do Natal e do Ano Novo. É nesta hora que conseguimos reunir toda a família e comemorarmos juntos o espirito natalino e a passagem do ano. Por isso, é muito importante pensarmos em pratos saborosos, que agradem a todos e que também caibam no nosso bolso.

Já que a inflação nos supermercados acumulou alta de 9,14% nos últimos 12 meses, de acordo com a Apas (Associação Paulista de Supermercados), o preço dos produtos que normalmente utilizamos nesta época está mais caro. Esses valores aumentaram por conta do reajuste da energia elétrica, alta do dólar e também pela estiagem que ocorreu em diversas regiões do País.

Mas ainda assim é possível fazer uma linda festa sem prejudicar o bolso.

Há muitas opções de receitas para servirmos. Inclusive, alguma mais em conta, se não quisermos gastar muito ou comprometer o décimo terceiro salário. Além do prato principal, invista nos aperitivos e acompanhamentos. Essas opções podem deixar a ceia mais leve e até mesmo, mais fácil de ser preparada. Saladas também podem ser ótimas opções para acompanhar carnes mais pesadas.

Você também pode dar uma olhadinha nas dicas que o dono de restaurante, Cristiano Almeida deu na matéria “Ceias de Natal e Ano Novo que cabem no seu bolso” e se inspirar com essas ideias.

Decoração
A decoração das festas, principalmente a de Natal pode ser feita com objetos que você já possui. Deixar a casa com um clima festivo é fácil e você não precisa gastar muito. Arranjos mais leves e bem distribuídos pelos ambientes dão um ar charmoso a essas datas especiais.

Você pode colocar as bolinhas da árvore de natal em potes de vidro para decorar a mesa, ou amarrar fitinhas vermelhas e douradas em velas espalhadas pelo espaço.

A gente mostra como fazer sua própria guirlanda, laços e bolinhas na matéria “Como economizar na decoração de Natal”. Vem aprender! 

Presentes
Quem não gosta de ver uma árvore de natal recheada de presentes? Só não podemos nos esquecer que quanto mais convidados, mais lembrancinhas costumamos distribuir e isso pode acabar pesando nas contas. Uma boa opção para economizar e prestigiar todo mundo é o amigo secreto.

Coloque o nome de todos os participantes em um saquinho e sorteie quem vai presentear quem. Você, sua família e amigos também podem estipular um preço mínimo e um máximo para a compra do presente. Assim todos ganham algo do mesmo valor. Temos ainda mais dicas para você planejar essas compras na matéria “Amigo secreto e presente de Natal” e se divertir com as brincadeiras de final de ano. ;)

E você tem mais alguma dica pra dividir? Fala aqui nos comentários pra gente. 

Dica: Calcule a quantidade de comida Para não desperdiçar, calcule aproximadamente a quantidade de comida que cada convidado vai consumir na ceia.


Matérias Relacionadas

Amigo secreto e presentes de Natal - Diminua seus gastos

Balanço financeiro de fim de ano

Como economizar na decoração de Natal

Presença, o melhor presente

>

É natal