Uma Iniciativa Febraban

O seu celular pode estar com vírus, saiba como se proteger

Hoje em dia usamos nossos celulares para acessar e-mails, comprar produtos, bater papo, ver fotos, ler notícias e até para pagar as nossas contas.

Os aplicativos dos bancos facilitam muito o dia a dia. Já não precisamos ir até as agências bancárias para fazer transferências, pagar contas ou até mesmo recarregar os créditos do celular.

Mas para usar todas essas facilidades com segurança é importante se atentar à algumas dicas, para evitar problemas com a sua privacidade e com seu bolso.

Como se proteger?
1.   Somente baixe aplicativos nas lojas oficiais do GooglePlay, iTunes App Store e WindowsPhone.

2.   Conheça os desenvolvedores dos aplicativos que deseja utilizar. É importante saber a origem das plataformas que você vai baixar. Se não conhecer, pesquise e procure opiniões de outros usuários.

3.   Quando baixar um novo aplicativo, verifique com atenção quais são as permissões solicitadas para que o processo de instalação seja realizada.

4.   Procure instalar um software anti-malware no seu telefone. Malware pode ser qualquer tipo de software indesejado, instalado em seu aparelho sem que você saiba. Vírus e cavalos de troia são exemplos de software maliciosos.

5.   Ter a mesma senha para diferentes acessos pode ser arriscado. Se possível, utilize diferentes senhas para diferentes contas. Assim você evita que um vírus descubra a senha de uma conta especifica e também tenha acesso a todas as outras.

6.   Redes wi-fi desprotegidas podem ser um risco. É possível acessar os dados de um celular pela rede em que ele está conectado. Por isso, evite ligar o seu aparelho em redes wi-fi de lugares e/ou pessoas que você não conhece.

 7.   Outra dica é manter o bluetooth desligado sempre que você não o estiver utilizando. Isso dificulta a invasão de hackers, além de se manter protegido você também consegue economizar bateria.

 


Matérias Relacionadas

Segurança na ponta do dedo com a biometria

Segurança nas compras online

Segurança nas operações financeiras online

Seu banco no seu smartphone

>

Gastos com o celular