Uma Iniciativa Febraban

Novembro Azul - Combate ao Câncer de Próstata

O movimento conhecido como Novembro Azul teve início na Austrália, em 2003, por conta do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de outubro). Essa campanha tem como missão orientar os homens à buscar um cuidado melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência.

Fique ligado!
Esse ano foi criado um novo portal pelo “Instituto Lado a Lado pela Vida” para aqueles que buscam mais informações sobre a campanha e como participar: www.novembroazul.com.br

O que é o câncer de próstata?
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela fica localizada abaixo da bexiga e tem como principal função, juntamente com as vesículas seminais, produzir o esperma.

Esse é o principal tumor que atinge os homens e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), ou seja, um em cada seis homens possuem o tumor, e segundo estimativa, 69 mil novos casos são diagnosticados por ano.

Como tratar?
Alguns dos tratamentos mais utilizados nesses casos são:

- Acompanhamento médico, sendo descoberto precocemente pode ser tratado apenas com esse acompanhamento e remédios;

- Hormonioterapia, que usa medicamentos para bloquear os efeitos dos hormônios masculinos (como a testosterona), auxiliando assim a dimunuição do tumor podendo assim ser removido por completo;

- Radioterapia e/ou cirurgia, apropriadas para o tratamento da doença localizada e regional, também podendo curar nos estágios precoces. A radioterapia usa radiações para destruir um tumor ou impedir que ele aumente. Essas radiações não são visíveis e o paciente não sente nada.

Você sabia?
Em 2012 foi sancionada uma Lei para o tratamento gratuito de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela oferece tratamento dentro de 60 dias a partir da data do diagnóstico, ou em menor prazo, dependendo da necessidade. Em casos mais graves, o paciente terá tratamento privilegiado em relação às receitas médicas e aos medicamentos.

Bolso em dia com a saúde
Ter uma boa saúde é fundamental para todas as outras atividades da vida. Se o orçamento apertar na hora de custear um tratamento intenso como o de câncer, faça as contas, organize seu orçamento e se preciso fale com o gerente do seu banco.

Na fase dos sintomas da doença, o paciente com câncer pode sacar o dinheiro do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Esse direito é garantido pelo trabalhador registrado de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Caso você tenha algum dependente com a doença, também pode fazer o saque.

Para saber quais os documentos necessários para solicitar o benefício, consulte o site da Caixa Econômica Federal, que é o agente operador do FGTS.

Além da possibilidade do saque do FGTS, existem também três tipos de empréstimo que você pode recorrer caso necessite de uma ajuda financeira para o tratamento: o consignado, o automático e o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), que possuem taxas e prazos diferentes. Para escolher o melhor para a sua necessidade, considere o tempo de tratamento estimado pelo médico. Dessa forma, fica mais fácil definir o valor das prestações, a carência e os juros.

Entenda mais como funciona cada tipo de empréstimo: www.meubolsoemdia.com.br/pagina/simplificando-o-emprestimo

É importante cuidar da saúde sem descuidar do bolso. Para isso, é preciso uma organização financeira para não se endividar. Para que o paciente não tenha que se preocupar com dinheiro nesse momento, uma dica é deixar que uma pessoa de confiança cuide das suas finanças.

Dica
Atenção com emails e ligações falsas sobre tratamentos gratuitos. Sempre pesquise e busque referências dos médicos, laboratórios e hospitais em que você se cuida. Com saúde não se brinca.

Serviço
Inca | O Instituto Nacional do Câncer tem uma cartilha sobre os direitos garantidos por lei do paciente. Vale a pena conferir! www.inca.gov.br

Ministério da Saúde | http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude

Caixa Econômica Federal | www.caixa.gov.br

 


Matérias Relacionadas

Não deixe a dengue picar você e o seu bolso

Proteção para a sua família e o seu bolso.

Previdência Social e Previdência Privada Complementar

Tá pensando em fazer plano de saúde?