Uma Iniciativa Febraban

Investimento programado

Você quer investir com frequência para alcançar um objetivo, mas tem dificuldades em se organizar para poupar? Nesse caso, os investimentos ou aportes programados podem ser uma boa opção para o seu bolso. 

Assim você não corre o risco de se esquecer de investir o seu dinheiro e pode atingir a sua meta com mais facilidade. A gente explica como fazer! 

Como funciona?
Esse é um investimento automático mensal na conta de poupança. Os bancos também oferecem os aportes programados em outras modalidades, como planos de previdência, consórcios, tesouro direto, CDB, ações, etc.

Outra opção é investir no Tesouro Direto, que é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas, desenvolvido pelo Tesouro Nacional.

É hora de planejar!
Antes de escolher o investimento é importante entender qual é o seu perfil de investidor. A partir disso, escolha o produto adequado ao seu perfil e a seus objetivos para o futuro. O segundo passo é escolher um valor que não comprometa o seu orçamento. Não vai adiantar investir um dinheiro que vai fazer falta no curto prazo, pior ainda se por algum descontrole acabe caindo no limite do cheque especial. 

Caso aconteça algum imprevisto é possível alterar o valor investido e a data do débito.  Para evitar essa situação é importante fazer um planejamento. O Jimbo pode ajudar você a deixar tudo organizado! 

Veja se o seu banco já oferece esse investimento
O Itaú oferece a Compra Programada, que tem quatorze opções para investir em ações. 

Já o Bradesco oferece suas próprias ações na Compra Mensal Programada e permite agendar a compra de no mínimo uma ação no mês.

No Investimento Programado  do HSBC, você pode fazer aplicações semanais, quinzenais e mensais e ainda fazer resgates parciais.  

O Citibank oferece a Poupança Programada com múltiplas datas de aniversário, assim você pode resgatar o valor que quiser no dia que precisar.

No Banco do Brasil as Aplicações Programadas são processadas na data escolhida e você escolhe o período que deseja investir.  

O Santander oferece o DPP - Depósito Programado em Poupança que transfere o valor desejado da sua Conta-Corrente para a Poupança e não possui taxa de administração. 

Já conseguiu realizar algum sonho investindo assim? Divida com a gente nos comentários.

Dica: O ideal é que a data de desconto seja a mesma do recebimento do seu salário, assim é possível poupar antes mesmo de pensar em gastar.


Matérias Relacionadas

Casais que moram juntos

Perfil de Investidor

Inflação alta, como lidar?

Independência financeira

Planejamento financeiro em tempos de crise

Economize sem sofrer