Uma Iniciativa Febraban

Independência financeira

Nessa data em que comemoramos a independência do Brasil, que tal aproveitar a ideia e começar a planejar a sua independência financeira? Conquistar a sua liberdade, ficar livre daquelas dívidas que tiram o sono, poder planejar o futuro com tranquilidade, tudo vai depender da sua disposição de entender e adotar alguns princípios muito importantes.  

Ser independente financeiramente representa viver com recursos suficientes que lhe deem tranquilidade diante diversas situações: desemprego, aposentadoria, velhice, compra da casa própria, etc. Para isso é necessário ter um patrimônio – o comumente chamado “pé de meia” – que só poderá ser formado se sua renda for maior que seu custo de vida mensal.

Existem várias maneiras para se alcançar esse objetivo. Todas elas dependem de muito planejamento e disciplina. 

Passo a passo

O primeiro passo é começar a poupar. Tendo um bom controle do orçamento doméstico fica fácil identificar quais despesas podem ser reduzidas para se atingir um objetivo de poupança mensal. 

O segundo passo é investir a sobra todo mês procurando produtos de investimento que atendam aos objetivos principais de tempo e valor: quando você pretende utilizar essa poupança? Daqui a seis meses, daqui a cinco anos? Para cada prazo existe um investimento adequado. 

Fique ligado!   

Os juros, por menores que sejam, ao longo do tempo vão “engordando” sua poupança. No mínimo, vão proteger seu dinheiro contra a inflação.

Outro objetivo importante é a formação de uma reserva para emergências. Ela vai te dar tranquilidade quando surgirem os imprevistos. 

Quando existe na sociedade essa consciência de acumular dinheiro para formar um patrimônio que garanta a independência financeira, subentende-se que as pessoas estão se organizando e ajudando a economia de seu país, principalmente na redução dos níveis de inadimplência, como também na formação de sua poupança interna, a qual possibilitará ao país os investimentos necessários para seu desenvolvimento sustentável. 

Dica: No final dessa matéria veja outros conteúdos onde você pode encontrar qual o melhor investimento para você e o seu bolso. E você, tem mais alguma dica para alcançar a independência financeira? Conta pra gente nos comentários abaixo!


Matérias Relacionadas

Tudo sobre cartão pré-pago

Consumo consciente: bom para a natureza e o bolso

Crédito consciente: seu bolso no azul

Emprego temporário: conquiste uma oportunidade

>

Vem aí o 13° salário: dicas para aproveitar sem se enrolar

Como economizar na decoração de Natal

Perfil de Investidor

Um novo roteiro para 2017

Check Up do bolso - Planejamento anual de suas finanças

Nota fiscal - utilidade e benefícios

Não deixe a dengue picar você e o seu bolso