Uma Iniciativa Febraban

Faxina de final de ano

O ano novo está chegando e, que tal colocar a vida e a casa em ordem deixando de lado tudo o que não serve mais?

Uma faxina pode ser um exercício de autoconhecimento para rever seus hábitos e dar um fôlego a mais para alcançar seus objetivos. Então, é hora de arregaçar as mangas e partir para a limpeza!

Xô bagunça!
Antes de começar, faça um planejamento. Comece listando as tarefas por cômodo, e não se esqueça de providenciar sacos e caixas de descarte.

Dedique algumas horas do seu dia só para isso, mas faça aos poucos. Querer arrumar tudo de uma vez pode deixar você cansado e sem ânimo para terminar. 

Desapegando
Aquele aparelho que não funciona, o móvel que você não quer mais, o livro que nunca leu ou a calça jeans que você insiste em guardar para quando emagrecer são algumas das coisas que ficam ocupando espaço no dia a dia.

Você deve refletir se aquele objeto ainda representa alguma coisa para você. Se já não usa há muito tempo, será que precisará dele um dia?

Então, a dica é dar para quem pode aproveitar, como pessoas carentes ou instituições filantrópicas. Mas só doe o que estiver em bom estado e o que você mesmo ainda usaria, senão é melhor jogar fora. 

De olho na validade
Confira todos os prazos de validade dos produtos, como alimentos e cosméticos, por exemplo, e jogue fora o que não puder mais ser usado. 

A papelada que se acumula também tem prazo de validade, mas é preciso prestar atenção nos documentos e comprovantes de pagamentos antes de jogar no lixo. Alguns precisam ficar por mais tempo na gaveta para que você tenha o controle caso aconteçam cobranças indevidas no futuro. Notas fiscais de produtos comprados devem ser bem guardados enquanto a garantia estiver em vigor.

Inclua no planejamento da faxina a organização de toda a papelada guardada. Assim ficará mais fácil localizar qualquer documento, caso precise dele no futuro.    

Dica: Se o artigo que você não usa mais estiver em bom estado, é possível vendê-lo e conseguir uma renda extra para ajudar nas contas do começo do ano. Você pode anunciar em sites ou negociar diretamente em brechós e bazares que compram artigos usados para revenda.


Matérias Relacionadas

É natal

Vem aí o 13º salário

Como economizar na decoração de Natal

O novo saiu de moda - A onda agora é compartilhar

>

O que fazer com as roupas usadas: vender ou doar?