Uma Iniciativa Febraban

Faculdade ou intercâmbio?

Faculdade X Intercâmbio
Uma dúvida que pode estar na cabeça de muitos jovens: a escolha entre fazer uma faculdade ou intercâmbio. Como essa escolha tem vantagens e desvantagens é importante avaliar algumas coisas de acordo com o bolso e o desejo de cada um.

Reunimos dois depoimentos de pessoas que já passaram por essas situações. Karine quis estudar fora primeiro e Denise concluiu a faculdade antes do intercâmbio.

Duas histórias que podem te inspirar e ajudar na sua decisão!

Voando para os EUA
A estudante de letras, Karine Porto, 23 anos, até pensou em fazer a faculdade antes de estudar fora, mas ela viu a necessidade em ser fluente no inglês para estar mais preparada para o mercado de trabalho.

Quando decidiu estudar fora, a jovem procurou uma agência de intercâmbio. E para isso, teve que arcar com alguns custos. “Gastei com a agência, cursos, papelada do visto, passaporte e juntei dinheiro durante meses para viajar sem dor de cabeça”, diz.

Como o intercâmbio foi de trabalho e estudo, Karine tinha uma pequena renda para se manter lá, mas às vezes recorria a uma poupança que tinha aqui no Brasil para ajudar nas despesas.

Pensando lá atrás, Karine não faria diferente. Para a estudante, ter conquistado fluência no inglês, abriu muitas portas para o mercado de trabalho. “Eu aprendi, amadureci e cresci muito. Faria tudo de novo”, conta.

Quero o meu diploma
Apesar da vontade de estudar fora, Denise Cardoso, 27 anos, optou por terminar a faculdade primeiro, por não ter condições financeiras de arcar com os gastos de um intercâmbio.

Durante a faculdade, Denise economizou o máximo que podia e precisou abrir mão de algumas coisas, para que o seu bolso não ficasse pesado no final do mês. Ela trabalhava para pagar a faculdade, livros, xerox, lanches, transportes, entre outros.

Hoje, formada em Relações Internacionais, Denise acredita que ter garantido primeiro o diploma valeu a pena. “Com a faculdade, você tem a chance de conseguir um bom emprego e a fluência em outro idioma pode ser um diferencial no currículo”, diz.



Matérias Relacionadas

Sonha com o diploma? Conheça o Crédito Estudantil

Você tem um sonho? Mãos à obra para realizar

Como ajudar seu filho a ir bem na escola pública