Uma Iniciativa Febraban

Esportes Por Um Preço Acessível

Esportes a um preço acessível
A prática de esportes é uma boa pedida para quem quer se manter em forma e saudável. E o melhor é que dá pra ficar com o corpo em dia sem apertar o bolso.

Existem várias opções de esportes e atividades físicas que podem ser praticadas de graça ou por um preço bem acessível. Então, consulte seu médico antes de começar e bora lá!

De graça, sim!

Na Rua
Para caminhar e correr basta um tênis e rua! Você pode aproveitar os espaços públicos para praticar exercícios e interagir com a cidade sem gastar nada.

Em São Paulo, por exemplo, o Elevado Costa e Silva, localizado no centro da cidade, proíbe a circulação de carros à noite e nos finais de semana e vira um parque sobre o asfalto. Muitos grupos de amigos e famílias vão até lá para correr, caminhar, andar de bicicleta, skate ou levar o cachorro para passear. Pode ser uma boa maneira de estar ao ar livre, se exercitar e interagir com o seu bairro.

Se locomover pela cidade de bicicleta também pode ser uma boa escolha para colocar a saúde em dia e ainda economizar com transporte!

Praia
Quem mora em cidades com praia, como Rio de Janeiro, Florianópolis e Salvador, tem a opção de praticar esportes como surf, stand-up paddle, corrida, natação, vôlei de areia e ainda pegar uma corzinha sem gastar nada! Os calçadões são uma boa opção para andar de bicicleta e fazer caminhadas também. Além de serem planos, você pratica esportes com vista para o mar.

Em Fortaleza, por exemplo, tem a Ciclofaixa do Lazer que este ano teve a sua 33º edição. É uma rota pelo centro da cidade onde as pessoas podem alugar bicicletas e passear pelas ruas do percurso. Além disso, são distribuídas algumas mudinhas de plantas para os participantes.

Praças e Parques
Muitas cidades também contam com instalações de equipamentos como pedalinhos, barras e pranchas, que servem tanto para exercícios aeróbicos quanto para alongamento. Estes equipamentos são gratuitos e normalmente estão localizados em praças e parques. Você pode consultar a prefeitura da sua cidade para saber qual Academia ao Ar Livre está mais perto da sua casa. Há também as rampas de skate que são gratuitas e alternativas para quem já pratica ou quer começar. Mas é importante se lembrar de usar equipamentos de segurança, como joelheiras e capacete.

Você também pode aproveitar as áreas verdes de sua cidade para reunir uma galera e montar times para jogar vôlei, futebol ou o esporte em grupo que você mais gosta.

Alguns parques também contam com algumas pistas de ciclismo e pistas de patins para pessoas de todas as idades.

Em Conta
Há também as unidades do Sesc que estão presentes em todos os Estados Brasileiros. O Sesc disponibiliza para seus sócios diversas aulas, como capoeira, yoga, natação, artes márcias, patinação, etc. Para praticar estes esportes de graça ou por uma baixa mensalidade, você ou alguém da sua família deve estar envolvido profissionalmente com as áreas de comércio de bens, serviço ou turismo.

Outra maneira de praticar exercícios sem gastar muito são as academias que não cobram plano de adesão e possuem aulas apenas de musculação. As mensalidades são mais baixas do que as do mercado e são uma boa opção para quem está sempre na pressa do dia a dia e não tem muito tempo para se exercitar.

Dicas
1.   Uma dica para dar mais ânimo é conversar com os seus vizinhos e/ou amigos e descobrir quem já pratica caminhadas e corridas e fazer um grupo.

2.   Dá para encontrar outros esportes que são pagos, mas por um precinho bem camarada. Alguns personal trainers, por exemplo, reúnem grupos em parques e praças e cobram valores bem acessíveis aos participantes.

3.   Grande parte dos esportes também podem ser praticados gratuitamente em clubes municipais. Para isso, normalmente é preciso fazer uma simples com cópia do RG, exame médico e comprovante de residência.

4.   Se você mora em condomínio que possui academia, não deixe de utilizar, caso queira fazer alguma atividade física. Você pode aproveitar a facilidade de poder se exercitar praticamente na sua casa.

5.   Lembre-se de sempre começar devagar até sentir que pode acelerar o passo e leve com você uma garrafinha de água pra garantir a hidratação. É muito importante consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física.

Viu como é fácil ficar em forma sem gastar quase nada? Fique ligado em nossas dicas e cuida da sua saúde e da saúde do seu bolso. :)

 


Matérias Relacionadas

Economizando na festa das crianças

Adolescentes x Dinheiro - Consumismo e Inadimplência

Controlando a mesada