Dicas para fazer seu orçamento doméstico

Dicas para estruturar o orçamento familiar e manter o seu bolso em dia. Com a ajuda das tabelas dia a dia e tabela mês a mês tudo fica fácil

12 de fevereiro de 2015 4 min. leitura

Pode até parecer complicado, mas é possível ficar com o bolso em dia e ainda poupar um dinheiro todo mês. Para isso, você precisa ter controle de todos os seus gastos.

Sabe aquela frase que a gente ouve a vida inteira: “seus gastos nunca podem ser superiores aos seus ganhos”? Então, funciona assim mesmo.

Parece difícil ter tudo sobre controle? Mas não é não. O primeiro passo é pegar papel e mãos à obra!

Disciplina é tudo
1) Anote o valor do seu salário para saber quanto pode gastar na rotina, para realizar um sonho e também poupar.

2) Liste todos os seus gastos, como transporte, alimentação, lazer, etc. Assim você vai ver como fica fácil identificar onde está gastando mais do que pode. 

3) Se for preciso faça cortes de gastos. Tendo uma noção de quanto entra e sai fica mais fácil se organizar.  De repente, esse valor equivale aos cafés que você toma todos os dias depois do almoço ou então aquela pizza que você pede toda sexta-feira.

4) Crie metas, pode ser de cinco meses, um ano ou uma década. O importante é ter um foco e se planejar para evitar apertos no bolso.

Depois de tudo pronto, é hora de investir!
Quando você tiver total controle do seu orçamento é momento de pensar também no futuro poupando uma parte dos seus ganhos.

Comece devagar também: estabeleça como meta um valor que você consiga guardar todo mês e refaça essa meta com alguma frequência.

Desse jeito você vai ver que logo logo já tem dinheiro para realizar seu sonho.

Você não está sozinho nessa
Se preferir use as Tabelas dia a dia e Tabelas mês a mês para controlar todos os seus gastos e ganhos.

Assim você consegue organizar todas as entradas e saídas de dinheiro com mais facilidade e cuidar ainda mais do seu bolso.

ESSE ARTIGO FOI ÚTIL?