Uma Iniciativa Febraban

Despesas escolares

Entre o fim e o começo do ano os pais têm uma missão: providenciar tudo que os filhos precisarão para mais um ano letivo. 

Para evitar que esses gastos pesem no orçamento da família é importante fazer um bom planejamento. 

As escolas no geral passam a lista do que será usado ao longo do ano. Converse e veja se é possível fazer uma programação dessas compras e aproveitar as liquidações.

Hora de comprar

1) Que tal organizar um grupo com outros pais e comprarem no atacado? Em grande quantidade é possível ter mais descontos.   

2) Pesquise bastante e faça orçamentos. Os preços entre uma loja e outra podem variar muito. Além disso, nem sempre é vantagem comprar tudo num mesmo lugar. 

3) Converse com seus filhos e negocie com eles marcas. Às vezes levar aquele caderno com personagem pode caber no bolso se você optar por outros materiais mais em conta. Avalie o custo benefício.

4) Na hora de pagar, escolha a forma mais acessível para você. Se for pagar à vista, não se esqueça de pedir desconto. Se for parcelar, analise a opção de crédito que caiba no bolso e não se esqueça de inserir as parcelas no orçamento dos meses seguintes.

Fique ligado   

De acordo com orientação do Procon-SP, a escola não pode incluir materiais de uso comum (produtos de higiene, limpeza, atividade de laboratório, etc.), bem como os utilizados na área administrativa. 

Ela também não pode impor restrição de marca nem exigir que os pais comprem o material na escola.

Lápis, caderno e muito mais

Além dos materiais mais comuns as despesas com uniformes, transporte, alimentação, passeios e presentes para os coleguinhas e professores podem ser consideradas no seu planejamento. 

Você pode fazer uma previsão e deixar um dinheiro reservado para tudo isso e para os imprevistos. 

O antigo com cara de novo 

Outra dica é ver se dá para aproveitar algo que sobrou do ano passado. Cadernos com folhas em branco, borrachas, mochilas e estojos podem ganhar cara de novos com um pouco de criatividade. 

Os livros antigos podem ser trocados com outros pais. Sebos também são opções para trocar, vender e comprar. Existem sites que podem ajudar você.  

Assim seus filhos voltam às aulas com tudo organizado e você com o bolso em dia!


Matérias Relacionadas

Entendendo a compulsão

Casais que moram juntos