Uma Iniciativa Febraban

Da torneira para o bolso - Elimine o desperdício de água

No Dia Mundial da Água, ouvimos consumidores que conseguiram economizar esse recurso tão necessário. E fizemos as contas do benefício que a redução trouxe para o orçamento familiar. Confira e veja o quanto você também pode poupar com medidas simples adotadas no dia a dia.

Seis fiscais dentro de casa
Moradora da Zona Oeste da capital paulista, a família de Maria Rosa Chama consumia em média 33 metros cúbicos, ou seja, 33 mil litros de água ao mês até o final de 2013. Com o agravamento da crise hídrica no estado, em 2014, Maria Rosa chamou os seis integrantes da família, incluindo o neto, João, de seis anos, para conversar:

- Gente, vai faltar água em São Paulo e precisamos começar a fazer alguma coisa já!

“No início foi meio complicado; era preciso supervisionar o tempo todo, chamar a atenção do João para fechar a torneira na hora de escovar os dentes e assim por diante. Depois, as coisas se tornaram um hábito e cada um virou um fiscal da água aqui em casa”, conta. Inclusive o João! 


Aprendendo com o susto
No final de 2015, depois de ficar quase uma semana sem uma gota de água na torneira, a família de Amélia Chaves Menezes, que mora em Jandira, na Grande São Paulo, decidiu que era hora de rever seus hábitos de consumo. “Foi um susto”, ela conta. “Decidimos que não dava mais para adiar e adotamos uma série de medidas para economizar”.

O resultado apareceu rapidamente: em apenas um mês, o volume de água gasto pela família caiu pela metade. Para chegar a isso, Amélia contou com o apoio do marido e dos filhos, Francisco Brenno, de 7 anos, e Alicia, de 11 anos.

A conscientização trouxe um movimento positivo dentro de casa, com todos cuidando para evitar outros desperdícios, como deixar a luz acesa sem necessidade. Com isso, a economia tem se multiplicado. Amélia diz que, gastando menos, a família a ajuda a ficar mais perto de seu sonho: concluir o curso de Administração de Empresas e se tornar professora.


Dica: Você pode aprender mais sobre como economizar água de um jeito divertido, com o aplicativo Nossa Água. Ele traz várias dicas, um game e uma calculadora para você conhecer a quantidade de água gasta em um único banho.




Matérias Relacionadas

Recicle o lixo e seus hábitos

Reaproveitando alimentos

Consumo consciente: todo mundo sai ganhando

Crédito consciente: seu bolso no azul

>

Economia Solidária

Ser eco, lógico!

Economize sem sofrer

Aprenda mais sobre economia e finanças e se divirta.

Consumo consciente: bom para a natureza e o bolso