Uma Iniciativa Febraban

Crédito Consignado pode te ajudar a conquistar seus sonhos

Está pensando em comprar uma casa, um carro ou até mesmo viajar para o exterior? Talvez o crédito consignado possa te ajudar a conquistar seus sonhos se estiver faltando aquele dinheirinho à vista para pagar. Veja como funciona essa solicitação de empréstimo e descubra se essa opção é a melhor para você e para o seu bolso!

Como funciona?
Este é um tipo de empréstimo que tem duração de no máximo 72 meses e os juros e as taxas variam de acordo com o valor, o contratante e a instituição. Para aposentados e pensionistas os juros são um pouco mais baixos e chegam no máximo até 2,34% ao mês.

O pagamento das parcelas é feito de forma indireta, ou seja, as parcelas são descontadas direto na folha de pagamento da pessoa que contratou o crédito. Assim o credor tem a garantia de receber o que emprestou. E essa garantia contribui para que a consignação ofereça juros mais baixos que o cheque especial, por exemplo.

Mudanças
No mês de Julho, o Governo publicou uma medida que amplia o limite de desconto do crédito na folha de pagamento. Isso quer dizer que houve um aumento de 30% para 35% no limite da prestação. Mas estes 5% a mais só podem ser utilizados para pagar despesas com o cartão de crédito.

Quem tem direto?
Pensionistas e aposentados, servidores públicos e qualquer trabalhador com a carteira assinada podem contratar o Crédito Consignado. Mas vale ficar esperto se você for funcionário de alguma empresa privada, pois existe o fator de instabilidade no emprego. Isso pode forçar um pouco a antecipação do pagamento da dívida no caso do contratante ser demitido. Se isso acontecer, o empregado tem que pagar o resto da dívida de um única vez ou seu crédito será convertido a taxas de juros do mercado. Mas isso pode ser revisto no contrato e conversado com a instituição que dá o crédito antes de fechar o acordo, é só ficar de olho. ;)

Qual o melhor momento para utilizar?
Vá com calma, pense e considere se o crédito consignado é realmente a melhor escolha para você. Em algumas situações basta esperar um pouco e tentar economizar um dinheirinho por mês para conseguir pagar a compra à vista.

Se depois de fazer as contas, ainda assim, achar que o crédito consignado é a melhor opção para o seu bolso no momento, se programe-se para que as parcelas do pagamento do empréstimo caibam no seu orçamento.

Antes de fazer a contratação, coloque seus gastos mensais em uma planilha e veja onde você pode economizar para pagar as prestações sem criar novas dívidas.

Pesquise, coloque o orçamento na ponta do lápis e descubra se o Crédito Consignado é o melhor caminho para você!


Matérias Relacionadas

Comprar ou alugar um imóvel?

Dicas para Reformar

Tá pensando em comprar um carro?

Como Renegociar Dívidas e limpar o seu nome

>

Dez dicas para você não se enrolar com o cartão de crédito

Por dentro do cheque especial

Direitos do Consumidor

Sistema Financeiro Nacional