Uma Iniciativa Febraban

Controlando a mesada

Se o mês mal chegou no meio e a mesada desapareceu sem você perceber, é hora de se planejar para administrar melhor seu dinheiro. Com responsabilidade e autocontrole, dá para realizar sonhos e ainda se preparar para facilitar sua vida financeira quando for adulto.

Centavo por centavo 
Curtir o final de semana com os amigos, comprar uma roupa nova ou comer no intervalo das aulas são alguns dos gastos que fazem parte do dia a dia, mas se não forem pensados direitinho deixam aquela viagem de férias ou o celular novo mais distantes. 

Colocar no papel tudo que você pretende gastar e gastou pode fazer o seu dinheiro durar mais tempo. 

Une dune tê 
Antes de receber a mesada, faça uma listinha do que precisa comprar ou do que gostaria de ter e fazer. Depois, organize o que é mais e menos importante e do quanto pretende gastar com tudo isso.

Entender os gastos e colocar prioridades pode ajudar um tantão. 

Usando a internet
Pesquise preços, descontos, marcas alternativas e se há pessoas que recomendam ou não o que você pretende comprar. Às vezes aquilo que você quer nem é tão legal assim e vai acabar jogando dinheiro fora. Então, analise a necessidade. 

Deixa que eu faço
Já pensou em diminuir os gastos fazendo você mesmo algumas coisas? 

Unhas, hidratação nos cabelos ou ainda, preparar em casa um lanche reforçado antes de sair para a balada podem fazer uma baita diferença no mês. 

Dinheiro ou cartão?
Receber a mesada em dinheiro pode ser mais difícil de perder o controle dos gastos, além de ser menos seguro.

Bradesco, Santander, Itaú e Banco do Brasil oferecem um serviço de cartão recarregável. Então, em vez de dinheiro vivo, você recebe os créditos e pode usar como um cartão de débito. 

Se você tem mais de 16 anos outra opção é o cartão de crédito (link com a matéria 10 dicas para usar o crédito com consciência) adicional vinculado à conta dos seus responsáveis. Consulte o banco de sua preferência. 

Dica: Converse com seus pais, peça ajuda na organização do dinheiro e escolham juntos uma forma de receber a mesada.


Matérias Relacionadas

Crianças e dinheiro

Dicas para fazer seu orçamento doméstico

Aprenda mais sobre economia e finanças e se divirta.

Economize sem sofrer

Planejamento financeiro em tempos de crise

Livros para manter o bolso em dia