Uma Iniciativa Febraban

Check Up do bolso - Planejamento anual de suas finanças

O ano novo chegou e é hora de planejar a sua saúde financeira! 

Da mesma forma que os médicos recomendam um check up, ou seja, uma série de exames detalhados para ver se está tudo bem, você pode aproveitar o começo do ano para fazer um check up do seu bolso.

Prevenir é melhor do que remediar!

Faça um planejamento anual de suas finanças, prevendo os gastos e os ganhos também. 

Considere os rendimentos que terá ao longo do ano além do salário, como 13º, férias, participação nos lucros e outras rendas extras.   

Nas despesas, além das mensais, como aluguel, energia elétrica, prestação da casa própria e alimentação, é importante fazer uma reserva financeira para gastos que ocorrem ao longo do ano.

E para ajudar você a se organizar, dividimos as contas do ano com os principais gastos: 

Contas do primeiro trimestre

IPVA
Se você é dono de um carro, moto ou caminhão prepare-se para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA.
Em São Paulo o imposto deverá ser pago a partir de janeiro e há três opções de pagamento: à vista com desconto de 3% em janeiro; à vista sem desconto em fevereiro; ou em três parcelas iguais a partir de janeiro. 

IPTU
O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) é calculado sobre o valor do seu imóvel e pode ter variações de acordo com a localização dele. Em São Paulo, por exemplo, se forem mantidas as mesmas condições de 2014, é possível ter descontos de 4% para o pagamento à vista, ou parcelamento em 10 vezes.

Fique ligado!
Se você tem o dinheiro no banco (seja depositado ou investido), pagar o IPVA e IPTU à vista pode ser uma opção, pois em geral as aplicações não rendem acima do percentual de desconto. Mas, se esse não for o seu caso e pretende dividir, não se esqueça de incluir as parcelas no planejamento 

E seja qual for a sua escolha de pagamento, fique atento aos prazos de vencimento. 

Despesas escolares
Quem tem filhos em idade escolar ou até mesmo quem ainda está na faculdade, não pode esquecer os custos relacionados aos estudos. São materiais escolares, livros, matrículas, uniformes, entre outras despesas que geralmente surgem nessa época.

Para economizar você pode reutilizar itens que estejam em bom estado ou comprar livros usados.

Também fique atento aos preços e sempre pesquise o valor do material em sites e lojas de sua preferência, prefira optar pelo preço que cabe no seu bolso, sem cometer exageros.

Dica: Reúna outros pais e pesquisem locais que vendem no chamado “atacado” para tentar baixar o preço. Para as compras à vista, vale pedir desconto.

Viagens
Se pretende viajar no carnaval ou outros feriados prolongados, garanta antecipadamente a compra de pacotes ou passagens com melhores preços. 

Que tal estipular um limite para os gastos nesse período? Lembre-se que nos lugares mais frequentados tudo fica mais caro.

Contas do segundo trimestre

Páscoa
Não dá para antecipar muito a compra de ovos de páscoa, mas sempre é bom não deixar para a última hora. Outra alternativa é você mesmo fazer o seu chocolate, de repente dá até para ganhar uma renda extra.

Dia das mães
Como em outras datas especiais, antecipe a compra para os períodos em que os preços estão melhores. Aproveite as promoções para achar algum presente que é a cara da mamãe. Só tome cuidado com os critérios de troca da mercadoria.

Dia dos Namorados
Se quer agradar sua namorada, namorado, esposa ou marido sem afetar seu orçamento doméstico, imponha um limite de gastos para esse fim e procure comprar em épocas mais favoráveis. Peça desconto para os pagamentos à vista.

Contas do terceiro trimestre

Férias de Julho
Se você quer fazer uma viagem legal nesse ou em outro período de férias, programe-se com antecedência para conseguir ir para o local desejado pagando os melhores preços. E não se esqueça de incluir os gastos nos passeios com os filhos. 

Dia dos Pais
Vale o mesmo comentário do Dia das Mães. Programe-se!

Contas do quarto trimestre

Dia das Crianças
Compre com antecedência aproveitando melhores preços. Se o presente que a criança deseja está além das suas possibilidades no momento, exponha essa realidade para ela, assim já estará contribuindo para a sua educação financeira.

Natal e Ano Novo
Procure fazer um planejamento com bastante antecipação para poder curtir esses momentos com sua família e amigos sem trazer problemas para o seu bolso.

Aniversários
Faça no começo do ano uma lista com todas as pessoas que você sabe que terá que presentear ao longo do ano. Faça a reserva financeira para esse fim e procure comprar os presentes aproveitando liquidações.      

E então?
Colocado tudo no papel, definidos os objetivos, já dá para ter uma ideia como estará a sua saúde financeira durante o ano. 

Se você já vinha se mantendo “em forma”, fica mais fácil encarar o ano que se inicia. Agora, se já começa o ano carregando os problemas do passado (o excesso de peso das dívidas, por exemplo), então a dica é traçar uma estratégia para ajustar seu equilíbrio financeiro.

Assim como nas dietas, vale lembrar que para alcançar os seus objetivos precisa de muita disciplina e determinação. :)  


Matérias Relacionadas

Aproveitando as liquidações após as festas de fim de ano

Despesas escolares

Entendendo a compulsão

Economize e divirta-se com o Chá de Bebê

Aproveite as férias de verão sem preocupaçao com orçamento

Casais que moram juntos

Planejando o Carnaval