Uma Iniciativa Febraban

Cancelando o cartão de crédito

O cancelamento do cartão de crédito pode ser feito a qualquer momento. Basta que você decida que não precisa mais utilizar esse meio como forma de pagamento.

Confira 8 dicas para você não se perder na hora de cancelar esse serviço.

Passo a passo: cancelando o cartão de crédito

1- Entre em contato com a Central de Atendimento do emissor do cartão, que pode ser uma loja, um banco ou uma financeira.

2- Para cancelar o serviço você precisa pagar as despesas do cartão e verificar se existem pagamentos pendentes, como parcelas e custos de anuidade. As cobranças pendentes no cartão podem ser transferidas para débito automático em conta corrente.

Fique ligado: Mesmo que haja pagamentos pendentes, o cancelamento do cartão não pode ser negado pelo emissor.

3- Se não sabe qual é o valor da sua dívida no cartão, você pode consultar as pendências pela internet do seu banco ou pela fatura que chega via correio. Se preferir, procure o emissor do cartão.

4- Caso o seu cartão de crédito esteja vinculado a algum banco, você pode pedir o cancelamento do cartão pela internet. Caso você não tenha esse serviço liberado na internet do seu banco, consulte seu gerente.

5- Se você está enrolado no cartão de crédito, converse com o emissor e veja se existem condições especiais para o pagamento dessa despesa. Avalie se a condição oferecida é adequada para o seu bolso.

6- Depois de cancelar o cartão, destrua-o. Assim você garante que nenhuma pessoa irá usar incorretamente ou cometer alguma fraude com os dados impressos.

7- Se você apenas destruir o cartão, mas não entrar em contato com o emissor para fazer o cancelamento, continuará pagando as taxas do serviço e as dívidas pendentes vão se acumular com os juros e encargos. Lembre-se de cancelar o serviço para não assustar o bolso lá na frente.

8- Se o seu cartão for extraviado, furtado ou roubado você não precisa cancelá-lo. Comunique o ocorrido o mais rápido possível à Central de Atendimento do emissor do cartão para bloqueá-lo.

Lembre-se de anotar o número de protocolo do pedido, a data, o horário e o nome do atendente. Em seguida, faça também um Boletim de Ocorrência (BO) para afastar a possibilidade sobre o uso indevido do cartão.

Dica: O emissor do cartão pode cancelar seu cartão de crédito em situações como não pagamento da fatura ou uso indevido do cartão. Fique ligado!


Matérias Relacionadas

Como Renegociar Dívidas e limpar o seu nome

Dez dicas para você não se enrolar com o cartão de crédito

Tudo sobre a fatura do seu cartão de crédito

Entendendo a compulsão