Uma Iniciativa Febraban

Amigo secreto e presentes de Natal - Diminua seus gastos

O Natal é uma época de alegria, confraternização e amor e, devido às festas típicas dessa época, é comum que os gastos aumentem. Por isso, é importante fazer um planejamento de todas as suas contas para evitar começar o ano com o bolso apertado.

Uma alternativa para diminuir um pouco as despesas com a lista de presentes é o amigo secreto, ou amigo oculto. Nessa brincadeira, todos podem ganhar presentes ou lembrancinhas sem gastar muito.

Organize com a galera
Antes de sortear quem vai ser o amigo secreto de quem, procurem conversar e estipular um valor médio que caiba no bolso de todos. Com isso, cada um pode avaliar o seu orçamento e decidir se vai participar da brincadeira ou não.

Planejando as compras!
A dica é: não deixe tudo para última hora! Dessa forma você terá tempo para pesquisar os preços com calma e aproveitar promoções e descontos. 

Antes de decidir pela compra, seja ela à vista, no cartão de crédito ou parcelada, pense nas suas despesas e gastos mensais, nas suas reservas e no seu momento de vida.

A compra a prazo ou parcelada pode ser uma boa opção quando você não possui a quantia necessária para comprar o produto, mas poderá arcar com esse gasto quanto chegar sua fatura do cartão de crédito. Não deixe de fazer as contas dos juros embutidos nas compras parceladas.

A compra à vista é vantajosa quando você possui reservas para pagar o valor total do produto e ainda pode conseguir um desconto, sem apertar o orçamento. Mesmo tendo o dinheiro para comprar à vista, veja se ele não vai lhe fazer falta no futuro, principalmente no começo do próximo ano.

Fazendo o bem
Você pode aproveitar a época de renovação para doar roupas e coisas que não usa mais para pessoas mais carentes ou entidades.

Outra forma de ajudar é por meio de campanhas, onde você pode adotar as cartinhas enviadas por crianças carentes. Mas lembre-se de anotar essa despesa no seu orçamento, para não se enrolar depois. Assim você se diverte, faz o bem e ainda mantém o bolso em dia. :D

 

Dica: Dica! Há sites e aplicativos gratuitos que sorteiam automaticamente os participantes. Também é possível postar dicas, trocar mensagens e indiretas para descobrir o que o seu amigo gostaria de ganhar, ou você de receber. Outra dica é fazer uma lista com o que cada um gostaria de ganhar. Isso contribui para acertar no presente e evitar indecisão, estresse e compras por impulso.


Matérias Relacionadas

Como economizar na decoração de Natal

É natal

Um novo roteiro para 2017

Ceias de Natal e Ano Novo que cabem no bolso