Uma Iniciativa Febraban

Tudo sobre cartão pré-pago

Além de ser uma alternativa mais segura do que andar com dinheiro em espécie, o cartão pré-pago oferece maior controle dos gastos e tem várias modalidades a sua disposição.

Eles podem ser utilizados para presentear alguém, controlar a mesada dos filhos, limitar os gastos de empregados domésticos nas compras de casa ou ainda ser usado em compras e viagens. Mas antes de escolher o seu, é importante entender como cada um funciona.

Cartão presente

Essa é uma das modalidades mais conhecidas pelos consumidores. A maioria das lojas possui este tipo de cartão, que pode ser carregado com qualquer valor, para que o presenteado possa fazer compras.

Antes de comprar é importante avaliar se o cartão pode ser usado em uma loja exclusiva ou em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira do cartão.

Não se esqueça, também, de verificar o período de uso. Geralmente, os créditos têm um prazo para ser usado e não é possível sacar o valor ou fazer novas recargas.

Você sabia?

Esses cartões também podem ser adquiridos pela internet e alguns sites permitem personalizar o cartão, com fotos ou mensagens. Nesse caso vale verificar se você precisa pagar um valor a mais por essa personalização.

Também é possível comprar um cartão presente virtual. Ele será enviado ao presenteado por e-mail ou por redes sociais, e o mesmo poderá ser utilizado em compras feitas pela internet ou telefone.

Cartão pré-pago recarregável

É indicado para controlar a mesada dos filhos e gastos de outras pessoas, como empregados ou parentes que moram em outras cidades.

Este cartão deve ser solicitado em alguma instituição financeira emissora. Ele funciona de forma semelhante a um cartão de débito, ou seja, pode ser utilizado para fazer compras nos estabelecimentos que aceitam a bandeira e saques nos caixas eletrônicos.

Na maioria dos casos é preciso pagar uma taxa de emissão, de recarga, mensalidade e tarifa de saque. Por isso, verifique os valores antes de solicitar para evitar apertos no bolso.

Cartão pré-pago em viagens

Para quem planeja fazer uma viagem nacional ou internacional, o cartão pré-pago pode ser mais vantajoso do que um cartão de crédito tradicional.

Além de não precisar levar o dinheiro na carteira, as taxas e impostos cobrados costumam ser menores do que a de outros cartões. Ele também pode ser recarregado e não tem taxa de anuidade.

Cartão pré-pago multiuso

São chamados desta forma pelos bancos e funcionam como um cartão de débito comum, porém é possível recarregá-lo e não é preciso abrir conta em um banco para adquiri-lo.  É uma opção para quem não tem uma conta corrente ou poupança.

Dica: Avalie qual instituição cobra as menores taxas e não se esqueça de fazer as contas para ver o que é melhor para o seu estilo de vida e bolso. Antes de carregar faça as contas para saber quanto pretende gastar na viagem. O indicado é levar uma reserva para emergências.


Matérias Relacionadas

O que fazer com as roupas usadas: vender ou doar?

Regularize seu nome

Se os gastos com combustível ou transporte estão altos e você procura alguma alternativa para economizar nessa área, a bicicleta é uma.

Consumo consciente: bom para a natureza e o bolso

>

Crédito consciente: seu bolso no azul

Emprego temporário: conquiste uma oportunidade

Amigo secreto e presentes de Natal - Diminua seus gastos

Perfil de Investidor

Nota fiscal - utilidade e benefícios

>

Aproveite as férias de verão sem preocupaçao com orçamento