Uma Iniciativa Febraban

20 ideias bacanas para celebrar o final de ano gastando pouco

Final de ano é sempre uma época de muitas comemorações e, também, de muitos gastos com presentes, saídas com os diferentes grupos de amigos e festas de Natal e Ano Novo. O desafio é inovar o jeito de aproveitar o período festivo junto às pessoas que você ama e virar o ano com o bolso em dia. Para ajudar e inspirar você a fazer isso, listamos vinte sugestões e garimpamos uma série de tutoriais na internet. Descubra outros, invente e faça diferente.


Amigo secreto

 Amigo ecológico

Que tal usar o amigo secreto para espalhar um pouco de verde pelo planeta? A ideia é que, na troca de presentes, cada um ganhe algo para plantar, usar na cozinha ou enfeitar a casa: um vaso de flor, kit de plantio (semente, terra e vaso), muda de árvore, floreira de temperos e por aí vai. São itens que você encontra facilmente em lojas de jardinagem. E você mesmo pode montar o seu presente, a exemplo deste terrário de suculentas.

 Amigo leitor

Só vale dar livros de presente. Se for um livro usado, a brincadeira pode ser ainda mais legal, promovendo a troca de obras que as pessoas do grupo leram e mais gostaram. De quebra, você ainda poderá descobrir as preferências literárias de seus amigos.

 Amigo proibido comprar

Todos irão se divertir antes e durante a festa com a proposta de fazer um amigo oculto em que todos preparem o presente com as próprias mãos. Vale customizar caixinhas, chinelos e peças de roupas, fazer um pôster com uma foto de viagem e outros itens que você pode garimpar na internet. Olha que máximo essa luminária de pregadores feita pelo Victor Lamoglia.

 Amigo em série

Para turmas que curtem filmes e seriados, uma ideia é combinar uma troca de camisetas temáticas. Há uma série de sites especializados na venda de camisetas estampadas com o nome, personagens, vinhetas e frases divertidas de séries e filmes. Veja um exemplo aqui.

 Amigo doce

Chocolates, bolos, brigadeiros, bombocados e outras guloseimas, com opções inclusive dietéticas. Ideal para amigos formiguinhas e que compartilham a paixão pelos doces. A brincadeira pode envolver o preparo, com cada um fazendo seu doce predileto para presentear. Não faltam receitas na web. Quer fazer uma torta doce, por exemplo? Tem quase uma centena de preparações diferentes na página da Receitaria.

 Amigo solidário

A tradicional brincadeira pode render presentes ou uma bela refeição de Natal para crianças ou idosos carentes de sua cidade. Procure uma instituição que trabalhe com esses públicos, combine com ela a melhor maneira de ajudar e distribua os itens a serem comprados entre seus amigos secretos.


Presentes

 Delícias preparadas por você

Exerça os seus dotes culinários preparando alimentos que possam ser embalados para presente. Biscoitos, bolos, conservas, geleias, brigadeiro de colher, não faltam opções. Quer ideias legais para embalar? Assista a este tutorial.

 Dinheiro, um bom presente

Muitas pessoas acham sem graça dar dinheiro de presente. Mas ele é sempre bem-vindo, principalmente para quem está juntando recursos para realizar algum projeto, como estudar ou viajar. Que tal pôr o valor que irá presentar em um lindo pote de jujubas? Veja como montar.

 Fofices no pote

Presentes em potinhos estão super na moda, são uma graça e é gostoso ganhar. Você pode montar kits de chás, de beleza (esmaltes, batons e cremes) e de artesanato, itens para fazer colares, anéis e outras bijoux. Crianças e adolescentes costumam adorar. Aprenda a montar. 

 Velas e perfumes para o ambiente

Com parafina, pavio e essências, você pode preparar velas que perfumam e dão um charme especial à casa de quem você for presentear. Outra sugestão da youtuber Flavia Ferrari é a água de lençóis, para perfumar a roupa de cama, que você prepara com cerca de R$ 15,00. Aprenda a fazer.

 Cheio de significados

Sabe a brincadeira dos desejos no papel? Você pode aproveitá-la para montar uma linda caixinha explosiva com frases, fotos, cartões e bloquinhos para que o presenteado anote seus desejos de Ano Novo. O molde para montar a caixinha você encontra aqui. O tutorial ensina como fazer. 


Encontros com os amigos

 Na minha casa ou na sua?

Todo final de ano os amigos querem se reencontrar mais uma vez. E, para quem tem diferentes grupos de amigos, programas em bares e restaurantes podem acabar saindo caro. Uma boa medida para economizar é reunir os amigos na casa de um integrante do grupo. Cada um leva um prato e bebidas e pronto, a festa está feita.

 Piquenique no parque

Um jeito gostoso de celebrar o final do ano com amigos. Além de lanches e bebidas, peça aos convidados que levem jogos de tabuleiro, bola, corda para pular e outros artigos para brincadeiras. Diversão garantida para todas as idades, principalmente para quem tem filhos.

 Passeio de bike

Juntar a turma para um passeio de bike pode ser uma boa pedida para o reencontro de final de ano. Se conseguir um local de descanso, o passeio pode terminar com um piquenique à base de frutas e sucos.

 Caminhada em grupo

Toda cidade tem algum atrativo que mereça ser percorrido a pé. Pode ser a região central, um bairro mais arborizado, uma área antiga, um parque ou outro local pitoresco. No ABC Paulista, por exemplo, é possível percorrer a pé a Estrada Velha de Santos (Caminho do Mar). No percurso, monumentos e construções antigas, vegetação cachoeiras e, se o tempo estiver bom, uma vista de perder o fôlego. É preciso agendar o passeio, que é feito na companhia de monitores.


Festas de Natal e Ano Novo

 Enfeite a casa

Você não precisa gastar uma fortuna para deixar a casa e a mesa lindas para a ceia de Natal. Usando materiais fáceis de encontrar, como garrafas vazias e tinta spray, você faz enfeites caprichados e de baixo custo. Há centenas de tutoriais DIY (Do It Yourself – Faça você mesmo) na internet. Neste aqui, você aprende a fazer uma charmosa árvore de Natal com folhas de revistas.

 Construa um mural de recados

Que tal fazer um lindo painel com lembranças das pessoas que irão comemorar o Ano Novo com você? Você só precisa de cartolina, fitilhos prateados, balões e fotos dos convidados. E todos ainda podem escrever seus desejos e deixá-los vibrando no ar durante a festa. Quem ensina é a youtuber Maddu Magalhães. 

 Faça trocas

Na hora de preparar as refeições, escolha ingredientes nacionais, frutas frescas e da estação. No portal Mesa Brasil, do Sesi, você encontra receitas para montar uma mesa farta e deliciosa gastando pouco. Bons exemplos são o macarrão com molho de bergamota, a paella vegetariana e a bacalhoada de cação.

 Envolva os convidados

Você não precisa providenciar a ceia sozinho. Peça aos convidados para prepararem suas especialidades doces e salgadas e trazerem bebidas. Fica menos trabalhoso e, quando todos participam da preparação, a festa fica ainda melhor.

 Reaproveite

No almoço de Natal, reaproveite as sobras da noite anterior de um jeito criativo, preparando saladas, risotos, tortas, bolinhos e saladas. Olha que apetitosa a salada com chester ou peru ao molho oriental do chef Marcelo Tanus.



Matérias Relacionadas

Organizando as Festas de Fim de Ano

Como economizar na decoração de Natal

O que suas escolhas de consumo dizem sobre você?