Uma Iniciativa Febraban

Crédito consciente: seu bolso no azul

O crédito possibilita a você comprar mercadorias ou serviços quando não dispõe de todos os recursos para pagar à vista. Usando-o do jeito certo, ele é o parceiro que pode tornar seus sonhos mais próximos, sendo assim uma solução e não um problema.

Como são várias as modalidades de crédito existentes no mercado, com prazos, encargos e juros diferentes, é importante entender como cada uma funciona e qual atende melhor à sua necessidade.

 

Algumas alternativas

 - Cheque especial: é um limite de crédito que é colocado à sua disposição na conta corrente. Você pode usar por meio do seu cartão de débito, saques ou pela emissão de um cheque.

Ele é indicado para despesas de emergência, desde que seu limite utilizado possa ser pago a curto prazo. Por exemplo, a bateria do seu carro parou de funcionar, você não tem dinheiro para comprar uma nova, mas não pode esperar até o pagamento do seu salário daqui a três dias.

O importante é sempre fazer a conta de quanto vai se pagar de juros. Muitas vezes deixamos de pagar uma conta no seu vencimento para esperar até o dia do salário, mas não nos damos conta que a multa e juros pelo atraso podem ser maiores que o juro que o cheque especial vai cobrar pelos poucos dias utilizados.   

Fique ligado!
É importante que você nunca considere que o limite do cheque especial faz  parte da sua renda, senão você corre o risco de trabalhar um mês para pagar o outro. Somar o limite ao salário é uma das principais causas de descontrole do orçamento doméstico.

 

- Cartão de crédito: essa opção permite que você faça pagamentos à vista ou parcelado em praticamente todos os estabelecimentos comerciais. Todos os pagamentos feitos com o cartão num mês serão cobrados na sua fatura. Dependendo da data da compra, é possível ganhar um prazo de até 40 dias para seu pagamento.

Verifique sempre antes de usar o cartão se há alguma diferença no preço em relação ao pagamento à vista, senão você pode acabar não fazendo um bom negócio, mesmo ganhando o prazo para pagamento no cartão.

 Dicas!
- Sempre que puder, efetue o pagamento do valor total da fatura para evitar a cobrança de juros.

- Se você sabe que não vai conseguir pagar toda a fatura, veja no banco quais alternativas de parcelamento ele pode oferecer que tenham taxas de juros menores. Assim você evita um problema que pode se transformar numa bola de neve.     

 

- Crédito consignado: Esta modalidade costuma ter as melhores condições, tanto de prazo quanto de taxas, pois tem a garantia do valor das parcelas ser descontado diretamente do salário ou do benefício do INSS, no caso dos aposentados. Para o trabalhador ter acesso a essa linha de crédito a empresa empregadora tem que ter um convênio já estabelecido com algum banco. No caso dos aposentados, a maioria dos bancos já tem convênio com o INSS para ofertar a linha.

Por oferecer melhores condições, o consignado é uma boa opção para uma renegociação de dívida de cheque especial ou cartão de crédito. 

Atenção!
Ao utilizar o crédito consignado não se esqueça de refazer seu orçamento doméstico, pois sua renda mensal será menor após o desconto da parcela do seu salário ou aposentadoria. Faça os ajustes necessários para adaptar suas despesas à nova renda.       

 

Mas como consumir sem me enrolar?

 - Não compre por impulso.

- Pesquise preços sempre, é a melhor maneira para encontrar as melhores ofertas.

- Analise se vai conseguir pagar sem afetar o seu orçamento.

 

E antes de assumir uma nova dívida...

- veja se você tem necessidades mais urgentes do que essa;

- qual a melhor opção de crédito; e

- se a taxa de juros é adequada.

Seguindo essas dicas você consegue consumir sem apertar o bolso e ainda realizar os seus sonhos com mais facilidade.

 

Serviços:
Cartilha Crédito Consciente
http://www.abecs.org.br/consumidores-cartilha-virtual

Lista de tarifas do cartão de crédito
http://www.abecs.org.br/consumidores-tarifas-do-cartao-tarifas-por-instituicao

 

 

 



Matérias Relacionadas

Consumo consciente: bom para a natureza e o bolso

Emprego temporário: conquiste uma oportunidade

Vem aí o 13° salário: dicas para aproveitar sem se enrolar

Como economizar na decoração de Natal

>

Perfil de Investidor

Check Up do bolso - Planejamento anual de suas finanças

Dez dicas para você não se enrolar com o cartão de crédito

Nota fiscal - utilidade e benefícios

Amigo secreto e presentes de Natal - Diminua seus gastos

Aproveite as férias de verão sem preocupaçao com orçamento

Não deixe a dengue picar você e o seu bolso

Ceias de Natal e Ano Novo que cabem no bolso