Uma Iniciativa Febraban

Ceias de Natal e Ano Novo que cabem no bolso

As festas de fim de ano estão chegando, e um dos momentos mais esperados para confraternizar com os amigos e familiares é a ceia de natal e de ano novo.
Tanto no caso de um prato tradicional ou no daquela receitinha secreta que só a sua família tem, fazer um planejamento dos gastos e abusar da criatividade podem ajudar a não comprometer o seu orçamento.
Então, antes de decidir o cardápio, observe alguns pontos pra que sua festa seja uma delícia pra sua família e também pro seu bolso.

Organize tudo!
O primeiro passo é fazer a sua lista de convidados, incluindo amigos e familiares. Isso ajuda a calcular a quantidade de comida por pessoa e evita gastos desnecessários.

Quem faz o quê?
Para não ficar pesado você pode reunir a família e dividir as despesas ou  pedir que cada um leve um prato. Nesse caso é indicado especificar a quantidade e o tipo de comida.

Anote tudo que precisa comprar
Antes de sair às compras, monte uma listinha com todos os ingredientes que vai precisar e pesquise bastante. Assim você consegue se organizar e evita sustos na hora de pagar a conta.

Mãos à obra!
Para ajudar você a tornar esse momento ainda mais especial, conversamos com o dono de restaurante Cristiano Almeida, e ele deu dicas para te ajudar a economizar.

Nozes, castanhas e frutas secas
Tradicionais nesta época, a sugestão para reduzir o custo é fazer um mix delas com opções mais em conta como castanha do Pará, amendoim e uva passa. “É um “truque” que dá um ar sofisticado à economia”, explica Almeida.
Pesquise esses produtos na "zona cerealista" ou nos "mercados municipais" da sua cidade, pois são vendidos a granel (por quilo) e assim você pode economizar mais.

Carnes
Tender, peru, bacalhau e lombo são as carnes mais tradicionais da época e por isso podem ser mais caras. A alternativa é inserir no cardápio frango (recheado e assado como um peru), peixe fresco, pernil e lagarto. 

Vinhos e espumantes
Os nacionais podem ser uma boa pedida. Fique de olho na harmonização com o cardápio que escolher.

Acompanhamentos
A sugestão de Almeida é fazer um risoto. “É delicioso, vai muito bem com carnes, aves e pescados, tem um ar de sofisticado e sacia bem. E para ficar ainda mais gostoso use o arroz arbóreo, específico para risotos. Ele custa entre R$ 8 e R$ 20 o quilo e essa medida serve uma família de 10 pessoas”, explica. 

Fique ligado!
Sobrou comida? Você pode congelar, dividir com os convidados ou até doar para pessoas carentes e evitar desperdício. 


Matérias Relacionadas

É natal

Um novo roteiro para 2017

Organizando as Festas de Fim de Ano